quinta-feira, 17 de setembro de 2009

As vezes não é preciso explicar....


Discussão em dois momentos essa semana...Em Jaraguá do Sul, onde eu cordeno o curso tecnico de RADIOLOGIA,fiquei sabendo que uma professora de enfermagem passou o filme FALE COM ELA do ALMODOVAR para os seus alunos, e muitos deles acharam o filme uma perda de tempo, uma viagem...Em outro momento em Brusque no Cursinho da UFSC citei FONTE DA VIDA do ARONOWSKY para assistir e alguém comentou que é seria um dos filmes que não se entende...
Há um pessimo habito das pessoas o tempo todo se apegarem ao entendimento no cinema. Se esquecem que um filme pode nos trazer sensações como a pintura, ou a poesia e amúsica que possuem uma licença natural de as vezes se expressar sem mais entendimento.... ou esse entendimento tem de estar ligado a maturidade intelectual do expectador...
E talvez por isso , quando os filmes chegam nesse patamar de arte, para espectadores que estão acostumados por serem levados pela coleira do roteirista do filme , a estranheza seja algo para eles desconfortável.
É claro que não quer dizer que todo filme-arte seja bom.... mas talvez seja sua faceta mais interessante do trabalho que escolhe a imagem para se entender com o mundo.
Negar isso talvez seja apenas uma falta de esperança no potencial da mente humana.

Alem dos dois citado acima, de uma olhado em alguns desses filmes "ESTRANHOS":

1,99, O FILME
DONNIE DARKO
ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ
CACHÊ
DOGVILLE
e todos do DAVID LYNCH

Um comentário:

  1. Donnie darko é muito bom, um filme pirado. Ja tem o donnie darko 2, mas ele veio com outro nome se nao me engano S. Darko.

    Tambem nao deixem de assistir Across The Universe, um otimo filme com a trilha sonora dos Beatles.

    Outro filme estranho seria Magnolia, tambem muito bom.

    Ewerton aluno cursinho UFSC BC.

    ResponderExcluir